quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AS ÁGUAS

AS ÁGUAS

O DILÚVIO OCORRIDO NA MESOPOTÂMIA FOI PROVOCADO PELO DEGELO ANUAL EM CONJUNTO COM UMA PROLONGADA TEMPESTADE TROPICAL, INCOMUM NAQUELA REGIÃO.



AS AGUAS SOMENTE PROVINDO DA CHUVA COMO OCORRE HOJE NÃO PODERIA TER PROVOCADO O DILÚVIO BÍBLICO, SE TODA AS NUVENS SE PRECIPITASSEM EM CHUVA, OS NÍVEIS DO OCEANO SUBIRAM SOMENTE 5%.

o site www.biblia-ciencia.com tras uns cálculos sobre os volumes de água que cairam na terra de acordo com a atmosfera que existe hoje e as possíveis áreaas que foream atingidas pelo dilúvio bíblico.
-----------------------------------------------------
"Água na Atmosfera e Água na Terra

O que teria acontecido se toda a água existente na atmosfera tivesse caído durante aqueles quarenta dias e quarenta noites?

Os cálculos indicam que na atmosfera do planeta existem aproximadamente 0,013 x 1015 m3 de água. Isso corresponde a aproximadamente 13 x 1018cm3 de água. Então a pergunta fica sendo assim: o que teria acontecido na superfície do planeta se, durante quarenta dias e quarenta noites, 13 x 1018cm3 de água caíssem em forma de chuva?

Para responder esta pergunta precisamos saber a área da superfície do planeta. Ela é de aproximadamente 510.067.000 Km2. Isso corresponde a aproximadamente 51 x 1017cm2. Se admitíssemos que o planeta é todo plano e que os mares, lagos, rios e córregos ficassem no mesmo nível do que é terra, essa água ficaria em uma altura que é fornecida por uma equação simples, a saber:

V = A x h onde V é volume, A é área e h a altura. Para se obter a altura a equação é a seguinte: h = V/A

Substituindo-se V pelo volume de água existente na atmosfera e A pela área da superfície do planeta, temos:

h = 13 x 1018cm3/51 x 1017cm2 = 2,55 cm

Logo, se toda a água existente na atmosfera caiu sobre o planeta, independente do tempo da chuva, a altura atingida foi de 2,55 centímetros, segundo os dados disponíveis. Deparamo-nos então, com o primeiro desacordo entre a Bíblia e nossos conhecimentos atuais no que diz respeito ao dilúvio.


Água nos Mares

Uma vez que a existência de montanhas compromete a conclusão acima, vamos admitir que toda a água em suspensão caísse sobre os mares, lagos, rios e córregos. Sabemos que eles ocupam 70% da área do planeta, ou seja, 35,7 x 1017 cm2. Neste caso, os mares, lagos, rios e córregos aumentariam de altura segundo a equação:

h = V/A = 13 x 1018cm3/35,7 x 1017cm2 = 3,64 cm

Logo, se toda a água caísse somente sobre os mares, lagos, rios e córregos ou, se a água da chuva que caísse sobre o planeta escorresse para essas áreas líquidas, o aumento no volume de água seria de 3,64 cm de altura. Isso também é insuficiente para causar inundação.


Água na Terra

Imaginemos agora que, por vontade divina, a água em suspensão na atmosfera caiu apenas na parte sólida e não escorreu para os mares, lagos, rios e córregos. Ou seja, caiu apenas sobre a área sólida, que corresponde a cerca de 30% da superfície do planeta - e nela ficou estancada. Neste caso, a altura atingida teria sido:

h = V/A = 13 x 1018cm3/15,3 x 1017cm2 = 8,5 cm

Logo, se toda a água da atmosfera caiu somente sobre a parte sólida do planeta e ficou estancada nela, essa água atingiu a altura de 8,5 cm. Isso é também insuficiente para caracterizar uma inundação.


Chuva Circunscrita ao Oriente

Admitindo-se que, por vontade divina, a água tenha caído sobre a "humanidade" de então, e ficado estancada em uma parte do Oriente Médio, o que teria acontecido? Antes de responder, vamos circunscrever a região. Deduz-se do Livro do Gênesis, que a história bíblica que vai da criação, passa pelo dilúvio e chega até Moisés, ocorreu em uma área geográfica do Oriente que englobaria, no máximo, o que são hoje os territórios de Israel, Palestina, Líbano, Jordânia, Iraque, Turquia, Síria, Arábia Saudita, Irã, Egito. Esses territórios, somados, correspondem a uma área aproximada de 6.437.900 Km2. Esta área é, aproximadamente, 1/80 da área do planeta.

Logo, se a chuva caiu apenas nessa área e ficou sem escorrer para os mares, a altura alcançada foi de 80 vezes a altura encontrada para todo o planeta, ou seja, 2,55 cm x 80 = 204 cm = 2,04 m. Esta altura ainda é muito pequena em comparação com a descrição bíblica.


Área Ainda Mais Limitada


A narrativa bíblica, até a época do dilúvio, permite deduzir que o cenário dos eventos foi uma parte do que são hoje os territórios do Iraque, Síria, Turquia, Jordânia, Palestina, Israel e Líbano. Contudo, é impossível estabelecer esse cenário com precisão. Considerando-se os territórios na sua integralidade, tal como são hoje, os três somam uma área de 1.537.886 Km2. Isso corresponde a aproximadamente 1/331 da superfície total do planeta. Ou seja, se a água que se achava na atmosfera caiu, por vontade divina, apenas ali e ficou estancada, a altura atingida foi de 2,55 cm x 331 = 844 cm = 8,44 m. Isto ainda está muito longe de atingir o que está descrito na Bíblia, mesmo que consideremos as áreas ocupadas por montanhas.


Discussão Complementar


Pode-se argumentar que:
-- A água existente na atmosfera à época do dilúvio era maior.
-- O volume de água que cai hoje durante um ano, com as chuvas, na superfície do planeta, é maior do que o volume citado de 13 x 1018cm3.

É improvável que o volume de água na atmosfera fosse maior do que é hoje. Se fosse o dobro, causaria muito desequilíbrio ambiental e, ainda assim, a altura alcançada seria insignificante quando comparada com as proporções bíblicas.

O volume de água que se precipita sobre a terra durante um ano é cerca de 30 vezes o volume que fica em suspensão na atmosfera. Isso se deve ao movimento contínuo de evaporação-precipitação-evaporação. No dilúvio bíblico, choveu durante quarenta dias e quarenta noites, e, por isso, não houve evaporação - teria caído a água que se achava na atmosfera."
-------------------------------------------------------------


FONTES ABISMAIS


EM GÊNESIS 7.11 DIZ:

"No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abrir"

ALGUNS INTERPRETES ACREDITAM QUE OS MARES PASSARAM DOS LIMITES E INVADIRAM O CONTINENTE. QUE FONTES SUBOCEÂNICAS JORRARAM ÁGUA SEM PARAR.



CAMADA DE ÁGUA SUSPENSA

O CLIMA DO PERÍODO ANTEDILUVIANO ERA DIFERENTE DO CLIMA DE HOJE, HAVIA UMA CAMADA DE ÁGUA SUSPENSA ALEM DA ATMOSFERA EM GÊNESIS 1.7 DIZ:

"E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi."

NO PERÍODO ANTEDILUVIANO TAMBÉM NÃO CHOVIA COMO NOS DIAS DE HOJE COMO DIZ GÊNESIS 2.5:

"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda JAVÉ Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra."

ARTHUR BEISER EM SEU LIVRO "THE EARTH" PAGINA 48 CITA QUE :

"CIENTISTAS DESCOBRIRAM UMA REGIÃO NA ATMOSFERA SUPERIOR, CHAMADA DE MESOSFERA ( DE CERCA DE 40 A 80 QUILOMETROS DE ALTURA, ONDE AS TEMPERATURAS ULTRAPASSAM OS 10 GRAUS CELSIUS, E QUE NESTA CAMADA O VAOR DÁGUA PESA 62,2% DO AR SECO, AS TEMPERATURAS ALI PERMANECERIAM ALTAS E AS ÁGUAS NÃO SE CONDENSAVAM."
(THE GENESIS FLOOD, PAG 255-258, ESCRITO POR WHITCOMB E MORRIS)


entre a mesosfera e a termosfera poderia esta localizado o oceano suspenso



CONFORME O DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFFE :
"quando a hora do juizo finalmente chegou, Deus fez co mque este oceano superior viesse a desabar sobre a terra na forma de chuvas torrenciais." (pag 56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário