METODO DE DATAÇÃO
CARBONO 14
É UM METODO USADO PARA CALCULAR A DATA DE UM OBJETO ANTIGO. TUDO O QUE JÁ TEVE VIDA, SEJA ANIMAL E VEGETAL, DURANTE SUA VIDA ADQUIRIU CARBONO 14. QUANDO UM SER VIVO MORRE, ESTE PASSA A PERDER O CARBONO 14.
O DESCOBRIDOR DO METODO DE DATAÇÃO PELA MEDIÇÃO DO CARBONO 14, FOI WILLARD LIBBY DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO.
O CARBONO QUE EXISTE NA ATMOSFERA É INTEGRADO NAS PLANTAS PELA FOTOSSÍNTESE, OS ANIMAIS POR SUA VEZ, INGEREM AS PLANTAS, ENTÃO, O CARBONO 14 TAMBÉM SE AGREGA AO ORGANISMO DOS ANIMAIS.
DESCOBRIU-SE QUE A CADA 5570 ANOS, METADE DO CARBONO 14 É TRANSFORMADO EM NITRÔGENIO, PASSADO MAIS 5570 ANOS OUTRA METADE SE TRANSFORMA EM NITROGÊNIO. ASSIM OCORRE O DESAPARECIMENTO DO CARBONO 14 ATÉ O LIMITE DE APROXIMADAMENTE 50 MIL ANOS.
ESTE PERÍODO DE 5570 ANOS É CHAMADO DE MEIA-VIDA E A DATAÇÃO É FEITA DA SEGUINTE MANEIRA:
O MATERIAL A SER DATADO É LIMPO E LIVRE DAS IMPUREZAS, ENTÃO UMA AMOSTRA É QUIMADA E SE RECOLHE O DIÓXIDO DE CARBONO, O MATERIAL É PROTEGIDO CONTRA RADIAÇÕES E EM SEGUIDA COM UM CONTADOR GEISER É MEDIDO A QUANTIDADE DE CARBONO 12 E CARBONO 14, O CARBONO 12 É INVARIÁVEL, MAS O CARBONO 14 É VARIÁVEL E QUANDO ESTA DIFERENÇA É MEDIDA CALCULA-SE QUANTO TEMPO PASSOU-SE DESDE A MORTE DAQUELE MATERIAL PARA DESINTEGRAÇÃO DO CARBONO 14.
O METODO É UM DOS MAIS CONFIÁVEIS, PORÉM, DEVEMOS FAZER RESSALVAS QUANTO A DATAÇÕES MUITO ANTIGA PELOS SEGUINTES MOTIVOS :
1 –ALTERAÇÕES NAS CAMADAS ATMOSFERICAS DO PLANETA TERRA PODEM TER ALTERADO A QUANTIDADE DE CARBONO 14 ABSORVIDO PELOS SERES VIVOS
2- GRANDES ATIVIDADES VULCANICAS PODEM TER MODIFICADO A QUANTIDADE DE CARBONO 14 NA TERRA.
3 – GRANDES MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM INDUZIRE O METODO DO CARBONO 14 A DAR DATAS INEXATAS.
4 – GRANDES QUIMAS DE CARBONO 12, PODEM ALTERAR A QUANTIDADE DE CARBONO 12 QUE SUPÕE-SE TER SIDO A MESMA POR LONGAS ERAS, MAS AS FÁBRICAS QUE USAM O CARVÃO COMO COMBUSTÍVEL QUEIMANDO-OS POR LONGO TEMPO, ISSO PODE TER ALTERADO OS NÍVEIS DE CARBONO 12, PREJUDICANDO AS DATAÇÕES POR ESTE METODO.
O CARBONO 14 DETERMINOU A DATAÇÃO DOS SEGUIONTES ELEMENTOS :
1 – MAMUTE DA SIBÉRIA – FORMA DATADOS COMO TENDO OS SEUS ULTIMOS EXEMPLARES MORRIDO APROXIMADAMENTE EM 9.000 A.C. UM MAMUTE FOI ENCONTRADO CONGELADO, INTACTO, ESTANDO AINDA COM ALIMENTO NO ESTÔMAGO, ISTO SUGERE QUE MORREU REPENTINAMENTE E LOGO FOI CONGELADO, ANTES DE PUTREFAR.
2 – TUMULOS EGÍPCIOS – CONSIDERA-SE FIEL AS DATAÇÕES FEITAS COM BASE NO MADEIRAMENTO ENCONTRADO NO INTERIOR DAS PIRÂMIDES.
3 - JERICÓ – A FAMOSA CIDADE BÍBLICA CONQUISTADA POR JOSUÉ TEVE CAMADAS ARQUOLÓGICAS DATADAS DO ANO 7.000 AC.
PROBLEMAS COM CARBONO 14 :
1 - OSSOS - ALGUNS ELEMENTOS SÃO DIFICEIS DE DATAR PELO CARBONO 14, COMO OS OSSOS, MESMO SENDO UMA DAS PARTES DOS ANIMAIS E HOMENS QUE DEMORAM MAIS PARA SE DECOMPOR, TEM A DESVANTAGEM DE CONSTITUIR BASICAMENTE DE FOSFATO DE CÁLCIO, DEIXANDO AMOSTRA INSUFICIENTE DE CARBONO PARA FAZER A DATAÇÃO.
2 – JARMO DO IRAQUE – CIDADE QUE FICOU INÓSPITA POR POUCO TEMPO, TEVE A DATAÇÃO DOS SEUS OBJETOS ENTRE 3300 A.C. E 9275 A.C O QUE FICA DIFÍCIL DE ENTENDER PORQUÊ ISSO ACONTECEU NAQUELE LUGAR, SENDO CONSIDERADO A MAIOR DISCREPÂNCIA DE DATAÇÃO POR CARBONO 14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário