quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NOÉ

NOÉ

PROFISSÃO

NAS ESCRITURAS CUNEIFORMES O HEROI DO DILUVIO ERA COMERCIANTE, JÁ O NOÉ BIBLICO É APRESENTADO COMO AGRICULTOR, POIS APÓS O DILÚVIO ELE PLANTOU UMA VINHA. ENTRETANTO NÃO SE DESCARTA A HIPÓTESE DE NOÉ TER SIDO COMERCIANTE NO PERÍODO ANTERIOR AO DILÚVIO, E APÓS O DILUVIO, SEM TER COM QUEM MANTER A RELAÇÃO DE COMÉRCIO, TEVE QUE VOLTA PARA AS ATIVIDADES HUMANAS ELEMENTARES COMO A AGRICULTURA E A PECUÁRIA. O COMERCIO SÓ TEM SENTIDO HAVENDO PESSOAS PARA COMPRAR, VENDER, PRODUZIR, CONSUMIR E ETC.
A VERSÃO DO NOÉ SUMÉRIO ERA DE UM HOMEM COM SOBRANCELHAS PINTADAS COM COSTUME DAQUELA GENTE, NA EPOPÉIA DE GILGAMESH, ELE É APRESENTADO COMO RICO QUE POSSUIA MUITO OURO, COMERCIANTE E CONSTRUIU A ARCA PARA GANHAR DINHEIRO.

SEU TRABALHO CONSISTIA EM TRANSPORTE PLUVIAL EM BARCAÇAS, BARCOS SIMPLES DE JUNCO, QUE TINHA CONHECIMENTO DAS FREQUENTES INUNDAÇÕES NA MESOPOTÂMIA DEVIDO O DEGELO DAS MONTANHAS DA QUAL NASCIA O RIO EUFRATES.

ESPIRITUALIDADE

NOÉ ERA MONOTEÍSTA, ACREDITAVA EM UM SÓ DEUS E VIVIA DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA. ELE TINHA CONHECIMENTO DE DEUS, E MAIS DO QUJE ISSO, TINHA COMUNHÃO COM DEUS. ALGUÉM PODE SER UM PROFUNDO ESTUDIOSO DA BÍBLIA, UM ERUDITO TEÓLOGO, MAS NÃO TER COMUNHÃO PESSOAL COM DEUS. NOÉ TINHA UMA RELAÇÃO PESSOAL COM DEUS, AO PONTO DE DEUS REVELAR-LHE O QUE FARIA COM A HUMANIDADE, ISTO É, IRIR ENVIAR UM GRANDE DILÚVIO QUE DIZIMARIA A ESPÉCIE HUMANA E A VARRERIA DA TERRA.

FAMÍLIA
NOÉ ERA CASADO E AO QUE TUDO INDICA ERA CASADO COM UMA SÓ MULHER, TENDO TRES FILHOS: SEM, CÃO E JAFÉ. OS SEUS TRÊS FILHOS NA ÉPOCA DO DILÚVIO JÁ ESTAVA CASADOS, MAS NÃO TINHAM FILHOS.


O DILÚVIO E O ISLAMISMO

O Livro sagrado dos muçulmanos dedicou um capítulo exclusivamente para falar sobre o patriarca Noé e em 28 versículos é narrado como Noé pregou aos seus contemporâneos a mensagem do arrependimento, mas só recebeu como retorno o insulto.

Noé termina por pedir a Deus que confirme o castigo para arrasar aquela geração de infiéis e idólatras. O versículo 11 anuncia a predição do dilúvio onde ocorreria o evento de copiosas chuvas sobre a Terra caso a humanidade permanecesse infiel.

Podemos afirmar que i dilúvio faz parte do código doutrinário dos cerca de 1 bilhão de muçulmanos que seguem o Alcorão e conseqüentemente na crença do dilúvio ocorrido no passado que castigou a humanidade.


NOÉ NO ISLAMISMO

Um capítulo do Alcorão, livro sagrado do Islamismo, dedicou-se exclusivamente para falar do personagem bíblico, Noé. Vejamoso texto na íntegra:

"NUH"
(NOÉ)
Revelada em Makka; 28 versículos.
71ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Em verdade, enviamos Noé ao seu povo, (dizendo-lhe): Admoesta o teu povo, antes que o açoite um castigo doloroso!
2 Disse: Ó povo meu, em verdade, sou um elucidativo admoestador para vós
3 Adorai a Deus, temei-O e obedecei-me.
4 Ele vos absolverá os pecados e vos concederá um prazo, até um término prefixado, porque quando chegar a hora do término prescrito por Deus, este não será prorrogado. Se o soubésseis!
5 (Noé) disse: Ó Senhor meu, tenho predicado ao meu povo noite e dia;
6 Porém, a minha predicação não fez outro, coisa senão aumentar o afastamento deles (da verdade)
7 E cada vez que os convocava ao arrependimento, para que Tu os perdoasses, tapavam os ouvidos com os dedos e se envolviam com as suas vestimentas, obstinando-se no erro e ensoberbecendo-se grotescamente.
8 Então, convoquei-os altissonantemente;
9 Depois os exortei palatina e privativamente,
10 Dizendo-lhes: Implorai o perdão do vosso Senhor, porque é Indulgentíssimo;
11 Enviar-vos-á do céu copiosas chuvas,
12 Aumentar-vos-á os vossos bens e filhos, e vos concederá jardins e rios.
13 Que vos sucede, que não depositais as vossas esperanças em Deus,
14 Sendo que Ele vos criou gradativamente?
15 Não reparastes em como Deus criou sete céus sobrepostos,
16 E colocou neles a lua reluzente e o sol, como uma lâmpada?
17 E Deus vos produziu da terra, paulatinamente.
18 Então, vos fará retornar a ela, e vos fará surgir novamente.
19 Deus vos fez a terra como um tapete,
20 Para que a percorrêsseis por amplos caminhos.
21 Noé disse: Ó Senhor meu, eles me desobedeceram e seguiram aqueles para os quais os bens o filhos não fizeram mais do que lhes agravar a desventura!
22 E conspiraram enormemente (contra Noé).
23 E disseram (uns com os outros): Não abandoneis os vossos deuses, nem tampouco abandoneis Wadda, nem Sua’a, nem Yaguça, nem Ya’uca, nem Nassara,
24 Apesar de estes haverem extraviado muitos, se bem que Tu, ó Senhor meu, não aumentarás em nada os iníquos, senão em extravio.
25 Foram afogados pelos seus pecados, serão introduzidos no fogo infernal e não encontrarão, para si, socorredores, além de Deus.
26 E Noé disse: Ó Senhor meu, não deixeis sobre a terra nenhum dos incrédulos.
27 Porque, se deixares, eles extraviarão os Teus servos, e não gerarão senão os libertinos, ingratos.
28 Ó Senhos meu, perdoa-me a mim, aos meus pais e a todo fiel que entrar em minha casa, assim como também aos fiéis e às fiéis, e não aumentes em nada os iníquos, senão em perdição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário